quinta-feira, 15 de maio de 2014

Curiosidade: Lenços dos Namorados

Em Portugal era comum as moças presentearem os pretendentes com lencinhos bordados por elas com frases. Os "Lenços dos Namorados" nasceram no Minho. Hoje fazem parte da cultura daquele país e são reproduzidos com as mesmas frases, alguns viraram relíquias, peças de Museu. 

O auge dessa prática foi entre 1850 e 1950, em especial nas cidades de Guimarães, Vila Verde, Telões e Aboim da Nóbrega. A escrita era marcada pelos erros ortográficos, visto que, em sua grande maioria, as moças que os bordavam eram de famílias humildes e com poucos estudos. 

O lencinho ficava guardado com ela até que tivesse a oportunidade de fazê-lo chegar ao rapaz que amava. Isso geralmente acontecia nas missas de domingo, quando ela “distraidamente”, deixava-o cair próximo ao rapaz. Como sinal de que também estava interessado, ele deveria usá-lo no pescoço ou no bolso.

Essa tradição se mantém viva, não com a mesma finalidade, mas como um souvenir charmoso ou então de inspiração para estampar vestido de noiva, convite de casamento, paredes, bolos, sapatos, aparelhos de chá e café de porcelana da Vista Alegre entre outras coisas. 

Uma graça o que está escrito no 3° lenço, rs:

"O meu amor 'medeixou'
'pencava' que eu que 'murria'
foi um amor e 'beio' outro
vivo 'namesma' alegria"

Muito encantador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a)e volte para ler a resposta à sua pergunta.