sexta-feira, 4 de julho de 2008

Caminho de Santiago

Hoje (04/07) é uma data super especial para mim, pois há exatos 06 anos eu chegava a Santiago de Compostela, depois de caminhar quase 800 km.

Comecei dia 29/05/02 saindo de Saint Jean Pied de Port na França, atravessando a Cordilheira dos Pirineus, fronteira natural que separa França e Espanha, cerca de 1400 m de altitude.

Saí numa manhã linda um pouquinho nublado,por volta das 8:00 da manhã (primeira foto) juntamente com Taía, uma carioca e Hilda uma portuguesa que morava desde pequena no Brasil. Aí pensei: Que ótimo, assim não fará calor...

Foi aí que me dei mal, porque começou a fechar o tempo, neblina forte, chuva e com isso começaram os problemas físicos, tive distensão na parte interna das coxas. Neblina mais densa, não via ninguém a não ser Hilda. Taía já estava bem adiantada...Mais chuva, frio, muito vento e...subida...O nariz começou a sangrar um pouquinho, altitude...e tome subida. Eu já não caminhava com vigor, eu me arrastava...Era um puta sacrifício levantar os pés do chão...Cada passo era uma fisgada e dor...Não conseguia ver nada da paisagem, a neblina encobria tudo... E não via ninguém tb...

- Que q'eu tô fazendo aqui? (essa perguntinha é a máxima entre os peregrinos). Bom, até que senti que estávamos descendo e depois de 10 horas de caminhada, chegamos enfim a Roncesvalles na Espanha. Eu? só “as tiras”.

Tive febre, tendinite, perdi cinco unhas do pé, lábios feridos, bolhas nos ombros, dores no corpo que a cada dia mudavam de lugar, mas penso em voltar um dia.

O Caminho de Santiago é feito de fé, sacrifício, amor, solidariedade, fraternidade, risos, lágrimas e compartilhamento entre pessoas de todos os cantos do mundo, onde o idioma não é problema porque há boa vontade de entender e se fazer entender(foto do meio).

Quer saber mais sobre o caminho de Santiago? Acesse o site da AACS- Associação dos Amigos do Caminho de Santiago, uma associação sem fins lucrativos, reconhecida pelo Escritório de Turismo da Galícia e pela Igreja, da qual sou a representante aqui no Piauí. Aqui tem mais fotos minhas.

Outro site bacana é o Caminho de Santiago de Compostela, com todas as informações para quem quiser fazer o Caminho ou apenas conhecer a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a)e volte para ler a resposta à sua pergunta.