quarta-feira, 7 de abril de 2010

Curiosidade: Domingo de Páscoa em NY


Fotos: Josi Paranaguá
A querida e chiquérrima Josi Paranaguá (primeira foto) piauiense, casada com o também piauiense e diplomata em New York, Marcus Paranaguá, lembrou-se de mim na “Easter Parade” (Parada de Páscoa) que acontece há anos na Big Apple.

Quando ela viu o fofo do Bill Cunningham, fotógrafo da coluna semanal “On the Street” do New York Times e que já postei aqui várias vezes, não contou conversa foi lá e tirou fotos dele, primeiro ele trabalhando e depois uma pra mim em que ele posa pra ela – não é um querido?

A tradicional parada acontece após a missa de Páscoa da Igreja Saint Thomas, que fica na 5ª Avenida, De acordo com Josi é uma bela missa. Os fiéis chegam vestidos assim, de maneira inusitada. Nunca tinha ouvido falar dessa festa fui atrás e achei o slideshow de Bill Cunningham com imagens do ano passado – reparem que algumas pessoas repetiram os modelitos esse ano – Josi traduziu o vídeo e explicou que:

"A tradição teve início após a Guerra Civil Americana. No começo, era um passeio das famílias ricas que moravam na 5ª Avenida a caminho das igrejas para a celebração do domingo de Páscoa (as pessoas se amontoavam para vê-los indo e vindo das igrejas). Depois da Segunda Guerra Mundial e com a chegada da televisão mudou o significado da Easter Parade dando lugar a todo tipo de comportamento e exibicionismo.
A avenida passou a ser fechada e a população começou a participar. Nesse período, as mansões dessas famílias ricas já haviam sido demolidas e no lugar delas foram construídos prédios para abrigar empresas. Hoje em dia é um desfile que virou para alguns algo meio carnavalesco (no entanto, eu sempre vejo várias pessoas super bem vestidas nas igrejas e algumas mulheres com belos chapéus). De qualquer forma, como ele mesmo diz, o desfile é uma maravilhosa celebração da primavera e umas das principais atrações turísticas de NY nessa estação. E na visão dele não se trata apenas de exibicionismo, mas de alegria e diversão.”

Gostei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a)e volte para ler a resposta à sua pergunta.