terça-feira, 23 de junho de 2009

Papo Sério: Parabéns Cristina!

"Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco. Sem parentes importantes e vindo do interior...”
Tomando emprestado os versos de Belchior para ilustrar a história linda que vou lhes contar: No caso em questão, uma moça; e a moça se chama Cristina Araújo. Para saber de quem se trata uma breve história de sua vida :
Em 7 de junho de 1991, chega a Teresina para ser babá na casa do casal Denise e Bismarck Arêa Leão. Inicialmente teve problemas em conseguir vaga em uma escola, mas com muita persistência conseguiu se matricular na Unidade Escolar Maria de Lourdes Rebêlo. Ainda trabalhando como babá, em 2002 ingressa na UESPI no curso de História, concluindo o mesmo em Março de 2006. Em 2005 iniciou o curso de Especialização em História do Brasil. Em Janeiro de 2007 conclui a Especialização e em Março do mesmo ano, foi selecionada para o mestrado em História do Brasil também na UFPI.
Ontem, tive a felicidade de estar presente na defesa de sua tese de mestrado com o tema “Trilhas e Estradas: a formação dos Bairros de Fátima e Jockey Club (1960 -1980)”, que teve como membros da Banca Examinadora: Profª. Drª. Juliana Lopes Elias – UFPI (Orientadora), Profº Drº Francisco Alcides do Nascimento – UFPI (Examinador) e Profº. Drº Marcelo de Sousa Neto - UESPI - (Examinador).
Cristina se inspira na frase do historiador francês Michel de Certeau para resumir sua trajetória: tive que percorrer muitos lugares para construir o meu espaço por meio dos meus passos; percorri muitas “trilhas e veredas” para tentar alcançar uma estrada que possa me levar a um caminho seguro, se é que existe. Muitos caminhos precisam ser trilhados.
É de se aplaudir de pé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a)e volte para ler a resposta à sua pergunta.